Finalmente, o Dia L!

Enfim chegou o dia de arregaçar as mangas e fazer algo pelos espaços verdes de Portugal. Aliás, de fazer algo por Portugal!
O nosso dia começou em Gondim, ou mais propriamente, em frente à Junta de Freguesia de Gondim onde esperamos que todos os que se tinham comprometido chegassem. Infelizmente, as condições climatéricas desfavoráveis trouxeram não apenas chuva, mas também desistências de última hora.
No fim da espera, éramos apenas 7, mas como diz a inteligente frase popular, éramos "poucos, mas bons". Partimos então para a primeira lixeira a ser limpa pelo nosso grupo - a maior.

Foi lá que nos encontramos com um dos membros da coordenação, que nos ofereceu luvas, água e t-shirts do Limpar Portugal. Agora sim, mãos à obra!

Foi altura de trabalhar, mas apesar da seriedade do trabalho, não faltou boa disposição e brincadeira.

Nem sequer faltou tempo para salvar uns quantos caracóis de irem parar a sacos do lixo.


Terminámos a pri
meira lixeira: faltava só ensacar os resíduos acumulados, mas como ainda não tínhamos os sacos indicados, esta tarefa ficou para o fim. Partimos para a segunda, e no caminho os participantes ainda puderam desfrutar de um lanche fornecido pelo nosso grupo.


Aqui o nosso trabalho foi um pouco mais facilitado, se bem que mais demorado, pois havia maior quantidade de plásticos e afins. Isto foi uma pequena parte do que encontramos [imagem à esquerda]. Finalmente, chegou um técnico da Maia Ambiente e um dos coordenadores da Maia para nos entregar os tais sacos coloridos de que precisávamos.
Assim pudemos deixar os resíduos organizados para poderem posteriormente ser reciclados.


Dep
ois de algum trabalho e levantamento de pesos, lá ficou pronta mais uma lixeira, esta já mais eficientemente.










Depois da nossa intervenção, só nesta lixeira contavam-se cerca de 4 sacos amarelos (com plásticos e embalagens metálicas), 1 verde (vidro), 2 pretos (resíduos indiferenciados), sem contar com a madeira e o material electrónico. O grupo estava motivado pela visível melhoria deste espaço e orgulhoso por ter contribuido para esta.



A maior parte do trabalho estava já concluida. Faltava agora uma 3ª lixeira, bastante mais pequena, bem como ensacar os resíduos da nossa primeira intervenção. Aqui dividimo-nos em 2 grupos e rapidamente uns organizaram o lixo da primeira lixeira, enquanto os outros trataram de limpar a última. Este é o aspecto da tal 1ª lixeira no fim dos trabalhos [imagem à esquerda]. À direita, pode ver-se a lixeira final, já parcialmente limpa.

Por falta de sorte, começou a chover um pouco antes de conseguirmos terminar o nosso trabalho, pelo que tivemos de nos recolher. Mas nem a chuva nos abalou o espírito, e saimos satisfeitos com o nosso trabalho. Eram 14.30h.

Depois de tudo, a coordenação ainda nos telefonou a perguntar se tínhamos chegado bem a casa, congratulou-nos pelo nosso trabalho e disse-nos "obrigado". A verdade é que existe uma organização enorme por trás deste Dia L, e nada disto teria sido possível caso não tivesse existido um grupo de pessoas que trabalham voluntariamente há meses e meses, grupo esse que se encarregou de identificar as lixeiras ilegais, de contactar toda a gente e de nos atribuir as lixeiras que hoje limpamos. Por tudo isto, e muito mais: Obrigado nós, Limpar Portugal. Obrigado nós.

E o que aprendemos com tudo isto, perguntam vocês? Para além de que ter uma boa gabardina é uma boa ideia, vimos hoje que uma pessoa é capaz de fazer toda a diferença. Há muito pouco que não se possa fazer quando dedicamos um pouquinho do nosso tempo e da nossa vontade. E também há pouca coisa que supere o sentimento de concretização quando vemos o produto do nosso trabalho e vemos o quanto somos importantes no Mundo. E percebemos mesmo tudo isto, não são mais apenas palavras.

Obrigada a todos os participantes! Um diploma de participação vos espera na próxima semana!

E assim terminou para nós o Dia L...

0 comentários:

Postar um comentário

 

Design in CSS by TemplateWorld and sponsored by SmashingMagazine
Blogger Template created by Deluxe Templates