Marta Santos, 12ºD:
A primeira aula de Área de Projecto, teve pouco de "aula" propriamente dita. Mais de 40 pessoas numa sala feita para pouco mais de 20 é algo realmente assustador. Valeu pela experiência, fez-nos perceber exactamente quantas pessoas querem estar na nossa posição. No fundo, esta situação não deve ter sido muito diferente do que nos espera o futuro. Portanto, e resumindo, esta "aula" foi feita de entradas e saidas da sala, por aqueles que procuravam uma outra opção; não esquecendo também o powerpoint mostrado pela professora com os objectivos e critérios da disciplina.
Quanto à segunda aula, se precisasse de um adjectivo para a descrever, foi "turbulenta". Já decididos os alunos que seriam integrados na Área de Projecto de "Vida, Saúde e Ambiente", ainda que apenas tenham sido expostas as listas no próprio dia da aula, pôde proceder-se à formação dos grupos. Aqui começou o problema. Já estando alguns dos grupos formados, um pouco por amizades, restavam cerca de 8 pessoas por "agrupar", sendo que 5 queriam trabalhar a área da Saúde, e 3 Ambiente (o nosso actual grupo). O problema é que se pretendiam grupos de 4, e não de 5 ou de 3, e ninguém estava disposto a abdicar do seu tema preferido. Como se não bastasse, um dos grupos já constituido decidiu que afinal o seu grupo não era uma boa opção. Éramos já 12 pessoas sem grupo, agora 9 querendo Saúde e 3 Ambiente. Desta salgalhada que ninguém deve perceber, resultaram 3 grupos, um com 5 elementos, outro com 4 e o nosso com 3. E pouco restou da aula.
Tendo já os grupos organizados, a terceira aula foi de planeamento. O tema tinha sido decidido fora da aula, uma vez que alguns dos grupos já o tinham decidido e estavam adiantados em relação a nós. Ficamos com o tema "Ver, Aprender e Aplicar - voluntariado", na área do ambiente e o nome do grupo ficou "Ecovibration". Criou-se também o mail do grupo e definiram-se as linhas orientadoras do projecto.
Marta Bichança, 12ºD:
Eu sou a Marta e, como já devem ter percebido faço parte de um dos grupos de Área de Projecto, da Escola Secundária do Castêlo da Maia (vulgarmente conhecida por ESCM), denominado Ecovibe.
Estou aqui não para vos falar de mim mas sim, para vos falar das nossas aulas e do que nelas é feito.
Entre os dias 18-09-09 e 02-10-09 foram as nossas primeiras três aulas e como imaginam (ou não), as mais complicadas também. Passo a explicar: estas três aulas serviram para escolhermos os nossos grupos, que deviam ser todos constituídos por quatro elementos mas, no entanto, foi completamente impossível realizar essa condição (só por si a tarefa de organizar grupos já é difícil mas desta vez tínhamos que ter em conta não as amizades mas os temas de trabalho desejado por cada pessoa da turma), o tema em que vamos trabalhar ao longo de todo este ano lectivo bem como o nome do grupo. No fim, e após grande confusão lá conseguimos encontrar o nosso grupo ideal, onde sentimos que encaixamos verdadeiramente bem como o nome para o meu grupo (mais uma tarefa que não foi muito fácil). O nome inicial do grupo seria Ecovibration.
Decidimos dedicar-nos ao tema “Ver, aprender e aplicar – voluntariado”, que consiste em recolher informações sobre o voluntariado e os locais onde o podemos praticar (ver), pesquisar sobre as qualificações necessárias e o tempo disponibilizado pelas diversas associações para receber os voluntários (aprender) e realizar alguns dos trabalhos disponíveis referentes a voluntariado ambiental e também relacionado com os animais (aplicar).
Posteriormente, tivemos que preencher uma folha com todos os dados dos elementos bem como os dados do grupo em geral e com informações sobre o projecto que pretendíamos desenvolver para a professora responsável (Ana Maria Meireles) o poder analisar e aceitar.
O nosso último passo foi criar o logótipo do nosso grupo, o que já não foi tão difícil porque já tínhamos o nosso tema e o nome bem definidos.
Com a criação dos principais elementos de identificação deste grupo chegaram ao fim as tão complicadas primeiras três aulas deste que é ainda o primeiro período.
Sara Marrafa, 12ºD:
Nas primeiras aulas, a professora responsável, Ana Meireles deu-nos uma ideia geral do que é a Área de Projecto e o que acarreta, e preenchemos também umas fichas relativas à disciplina. Um dos primeiros obstáculos com que nos deparamos foi a escolha dos grupos, uma vez que não conseguíamos chegar a um consenso sobre a escolha dos projectos a desenvolver. Quando finalmente nos reunimos como grupo, as ideias não surgiram tão rapidamente como esperado, mas acabamos por determinar o nosso tema: “Ver, aprender e aplicar – voluntariado”. O tema do nosso projecto baseia-se em serviços de voluntariado, recolhendo informações como quais os trabalhos disponíveis, qualificações necessárias, etc. Assim que escolhemos o tema, ponderamos sobre o nome do nosso grupo que inicialmente iria ser Ecovibration, sendo depois abreviado para Ecovibe. Depois de tudo este processo concluído, o passo seguinte foi preencher uma folha com todos os dados gerais do grupo, como e-mail, informações sobre o projecto, etc.
O passo final foi a criação de um logótipo, que foi bastante rápido e acessível.
A primeira aula de Área de Projecto, teve pouco de "aula" propriamente dita. Mais de 40 pessoas numa sala feita para pouco mais de 20 é algo realmente assustador. Valeu pela experiência, fez-nos perceber exactamente quantas pessoas querem estar na nossa posição. No fundo, esta situação não deve ter sido muito diferente do que nos espera o futuro. Portanto, e resumindo, esta "aula" foi feita de entradas e saidas da sala, por aqueles que procuravam uma outra opção; não esquecendo também o powerpoint mostrado pela professora com os objectivos e critérios da disciplina.
Quanto à segunda aula, se precisasse de um adjectivo para a descrever, foi "turbulenta". Já decididos os alunos que seriam integrados na Área de Projecto de "Vida, Saúde e Ambiente", ainda que apenas tenham sido expostas as listas no próprio dia da aula, pôde proceder-se à formação dos grupos. Aqui começou o problema. Já estando alguns dos grupos formados, um pouco por amizades, restavam cerca de 8 pessoas por "agrupar", sendo que 5 queriam trabalhar a área da Saúde, e 3 Ambiente (o nosso actual grupo). O problema é que se pretendiam grupos de 4, e não de 5 ou de 3, e ninguém estava disposto a abdicar do seu tema preferido. Como se não bastasse, um dos grupos já constituido decidiu que afinal o seu grupo não era uma boa opção. Éramos já 12 pessoas sem grupo, agora 9 querendo Saúde e 3 Ambiente. Desta salgalhada que ninguém deve perceber, resultaram 3 grupos, um com 5 elementos, outro com 4 e o nosso com 3. E pouco restou da aula.
Tendo já os grupos organizados, a terceira aula foi de planeamento. O tema tinha sido decidido fora da aula, uma vez que alguns dos grupos já o tinham decidido e estavam adiantados em relação a nós. Ficamos com o tema "Ver, Aprender e Aplicar - voluntariado", na área do ambiente e o nome do grupo ficou "Ecovibration". Criou-se também o mail do grupo e definiram-se as linhas orientadoras do projecto.
Marta Bichança, 12ºD:
Eu sou a Marta e, como já devem ter percebido faço parte de um dos grupos de Área de Projecto, da Escola Secundária do Castêlo da Maia (vulgarmente conhecida por ESCM), denominado Ecovibe.
Estou aqui não para vos falar de mim mas sim, para vos falar das nossas aulas e do que nelas é feito.
Entre os dias 18-09-09 e 02-10-09 foram as nossas primeiras três aulas e como imaginam (ou não), as mais complicadas também. Passo a explicar: estas três aulas serviram para escolhermos os nossos grupos, que deviam ser todos constituídos por quatro elementos mas, no entanto, foi completamente impossível realizar essa condição (só por si a tarefa de organizar grupos já é difícil mas desta vez tínhamos que ter em conta não as amizades mas os temas de trabalho desejado por cada pessoa da turma), o tema em que vamos trabalhar ao longo de todo este ano lectivo bem como o nome do grupo. No fim, e após grande confusão lá conseguimos encontrar o nosso grupo ideal, onde sentimos que encaixamos verdadeiramente bem como o nome para o meu grupo (mais uma tarefa que não foi muito fácil). O nome inicial do grupo seria Ecovibration.
Decidimos dedicar-nos ao tema “Ver, aprender e aplicar – voluntariado”, que consiste em recolher informações sobre o voluntariado e os locais onde o podemos praticar (ver), pesquisar sobre as qualificações necessárias e o tempo disponibilizado pelas diversas associações para receber os voluntários (aprender) e realizar alguns dos trabalhos disponíveis referentes a voluntariado ambiental e também relacionado com os animais (aplicar).
Posteriormente, tivemos que preencher uma folha com todos os dados dos elementos bem como os dados do grupo em geral e com informações sobre o projecto que pretendíamos desenvolver para a professora responsável (Ana Maria Meireles) o poder analisar e aceitar.
O nosso último passo foi criar o logótipo do nosso grupo, o que já não foi tão difícil porque já tínhamos o nosso tema e o nome bem definidos.
Com a criação dos principais elementos de identificação deste grupo chegaram ao fim as tão complicadas primeiras três aulas deste que é ainda o primeiro período.
Sara Marrafa, 12ºD:
Nas primeiras aulas, a professora responsável, Ana Meireles deu-nos uma ideia geral do que é a Área de Projecto e o que acarreta, e preenchemos também umas fichas relativas à disciplina. Um dos primeiros obstáculos com que nos deparamos foi a escolha dos grupos, uma vez que não conseguíamos chegar a um consenso sobre a escolha dos projectos a desenvolver. Quando finalmente nos reunimos como grupo, as ideias não surgiram tão rapidamente como esperado, mas acabamos por determinar o nosso tema: “Ver, aprender e aplicar – voluntariado”. O tema do nosso projecto baseia-se em serviços de voluntariado, recolhendo informações como quais os trabalhos disponíveis, qualificações necessárias, etc. Assim que escolhemos o tema, ponderamos sobre o nome do nosso grupo que inicialmente iria ser Ecovibration, sendo depois abreviado para Ecovibe. Depois de tudo este processo concluído, o passo seguinte foi preencher uma folha com todos os dados gerais do grupo, como e-mail, informações sobre o projecto, etc.
O passo final foi a criação de um logótipo, que foi bastante rápido e acessível.
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